Thursday, August 10, 2006


Casa Enxaimel - construção arquitetônica do século XIX, que guarda grandes fragmentos da história da imigração ainda invisível à sociedade guaramirense

Na estrada do Bom Retiro localiza-se a velha casa de enxaimel, edificada no século passado.
Datada de 1893 e foi cuidadosamente construída, moldada, pode se dizer.
Os tijolos que são todos feitos a mão. A argila era amassada com os pés, depois colocados em caixas de madeira onde os tijolos passavam alguns dias eram tirados e em seguida secados ao sol.
Naquela época não havia olaria na região. As únicas olarias eram movidas à força do "corpo, sangue, suor e lágrimas". As pessoas que construíram a velha casa de enxaimel deixaram nela sua marca impregnada, sua energia, angústias, ansiedades, esperanças, fé, tristezas e desejos de um futuro mais promissor.
A velha casa de enxaimel abriga hoje uma família numerosa, como tantas outras que ao longo dos anos nela passaram.
Por ironia do destino, a casa também tem sua história de maldições e contradições, trazida com os imigrantes alemães e russos.
As pessoas que moravam nela, sofrem muitas injustiças, doenças, fome, solidão e condições de vida desfavoráveis à humana.
A velha casa de enxaimel esconde seus segredos e mistérios.
Dizem que é mal assombrada porque existe em algum lugar dela, um tesouro enterrado, muito valioso e por isso as pessoas que nela moram não são felizes e vivem em conflito, sem paz.
Outros já falam que uma mulher toda vestida de branco desce as escadarias , à noite, chorando desesperadamente, escadarias que levam ao velho sótão.
Não se sabe qual é a verdadeira história, só que as pessoas que passam, deixam o registro de suas vidas, suas tristezas e toda vivência espiritual presente.
A casa velha de enxaimel abriga hoje, seu Rancoroso e Dona Esperança – Estes lutam com garra e muita coragem, mas também com desespero para não deixar as influências negativas destruíram suas vidas e a velha casa de enxaimel.
Nesta casa antiga, tem-se sabores e aromas diferentes, especiais como o de fubá fresquinho saído do forno à lenha, feito caprichosamente por Dona Esperança e também, a carne assada na panela de barro ou de ferro, que exala um aroma todo especial.
Seu Rancoroso é um homem simples, muito severo, duro de lidar, genioso, de costumes tradicionalistas. É daquelas pessoas que leva consigo a árvore genealógica, perpetuando hábitos, rancores e costumes germânicos, enérgico e individualista, preso a seu mundo.
É um homem honesto e trabalhador que estabelece regras, segue seus próprios conceitos e exige que todos os sigam.
Diálogo é coisa que seu Rancoro desconhece.
É dono de seu próprio mundo, organizado e administrado conforme sua vontade.
Dona Esperança, ao contrário, é alegre, expansiva, atualizada, estudiosa, procura a cada dia ser melhor. É flexível, gosta de estudar e fica sempre por dentro de tudo, é espontânea e aberta ao diálogo com a família e demais pessoas de seu convívio.
Esta velha casa está situada num lugar privilegiando, com verde e natureza exuberante que fica no Vale dos Irmãos (Brüderthal II). Guarda um arquivo de memórias e seus mistérios. Sua história vai se enriquecendo e a cada século torna-se mais forte como uma bela suntuosa Senhora - enfrenta desafios, supera obstáculos impostos pelo homem e pela natureza – que enfrenta as tempestades e todos os tipos de fúrias da natureza. Seu charme preserva sua beleza – é confortável e simpática.
Sim, a velha casa de enxaimel mantém sua história viva e imensurável. Já foi motivo de reportagens de jornais e de tv e hoje da grito por socorro: pede a restauração e o reconhecimento do Estado como patrimônio arquitetônico e histórico da imigração alemã. Ela parece sempre igual para os que não sabem observar o belo, mas Dona Esperança, quando abre a janela pela manhã e o Sol entre faiscando, acaricia seu rosto, e ela sente a ternura de Deus lhe dizendo: Bom dia. Ainda vale apena lutar para que este paraíso seja preservado.
Ela sente-se iluminada e com forças para mais um dia de trabalho e de luta em busca de soluções para a velha casa de enxaimel, onde ela e seu Rancoroso desfrutam dos mistérios da velha e bela Senhora.

Analores Fröhlich Jahn

No comments: