Wednesday, December 20, 2017

Sociedade Catarinense dos Atiradores de Brüderthal - 20.08.17

A Sociedade Catarinense dos Atiradores Brüderthal, no Município de Guaramirim com sede social, desde o ano de 1961, ano da sua fundação, localizada à margem da Rodovia Rudolfo Jahn (antiga Estrada Brüderthal) realizou no último domingo, 20 de agosto, o evento do patrimônio do Schützenverein.
A celebração da ritualística de busca das majestades, o cortejo foi na área interna, na pista de dança, pois o tempo chuvoso, não permitiu a sua realização no entorno do patrimônio edificado da sede social.
Mesmo assim, a festa não perdeu a sua importância e significados simbólicos, pois a sessão de homenagem foi o ponto alto da abertura do evento.
A corte do ano anterior, no inverno austral de 2016 era composta por: Valfrido Machado (rei), Tatiane Cagnetti (rainha), Luiz Fernando Viero (1º cavalheiro), Euclides Cagnetti (2º cavalheiro), Maria Vitalina Fiomoncini (1ª princesa) e Sueli Bartolomiotti (2ª princesa).
A musicalização do evento foi pelos músicos, Os Veteranos, do bairro São Marcos, Município de Joinville, uma banda com referências das antigas tocata, musike kapelle.
A Sociedade dos Atiradores de Brüderthal continua sendo referência do patrimônio cultural e da manifestação do schützenverein, no Município de Guaramirim, pois a sede social fica numa região que nos remete ao passado do assentamento de alemães e alemães da Rússia, no ano de 1886.
Atualmente, a antiga Estrada Brüderthal, denominada de Rodovia Rudolfo Jahn, via asfaltada é um cartão de referencias de memória e ambiência, que atrai  visitantes àquela região guaramirense, como por ocasião de um evento da cultura germânica.
Vale ressaltar que, no domingo a sede social foi tomada por inúmeras famílias remanescentes do município sede e vizinhos como, Schroeder, Joinville, Massaranduba, Blumenau e Jaraguá do Sul.
Dessa forma, a diretoria da Sociedade dos Atiradores cumpre a missão de difundir o patrimônio imaterial com responsabilidade e zelo pelo legado cultural dos antepassados, que construíram as bases do associativismo do lazer social e cultural.
Passado mais de meio século de história, a entidade associativista do Brüderthal está comprometida com a construção e preservação dos indicadores da identidade cultural, apesar do tempo ser permeado por  fragilidades e rupturas de valores, decorrentes do novo padrão de vida, ditado e propagado pelas redes sociais.

Ademir Pfiffer - Historiador




No comments: