Saturday, October 04, 2008

Rio Itapocuzinho, um alfuente do Rio Itapocu, que transbordou na primavera de 2008

Na área dos limite dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, no sábado 04 de outubro as águas do Rio Itapocuzinho subiram à nivel de transbordar, inundando às áreas de pasto, para o gado.
Desde os primórdos do inicio do século XX, há noticias de inundações, as quais provocavam no passado, pânico e medo à população ribeirinha deste importante afluente do Rio Itapocu, principalmente, quando as cheias ocorriam à noite.
A imagem acima mostra o momento do inicio da cheia. O pasto - nas proximidades da empresa Zanotti - fica no Município de Jaraguá do Sul.

Nos fundos, encontra-se a edificação da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), cujo pasto verde foi engolido pelo volume das águas do Rio Itapocuzinho. Antigamente, a partir dos anos 30, o terreno da atual FAMEG foi de propriedade do Sr Alvino Maas, cuja família conviveu com várias cheias, inclusive com a do ano de 1944.
Nesta mesma localidade, o Sr Iaro Eugênio Hansch - sócio fundador da Sociedade Vieirense - e outros moradores, que residiam próximo a esse rio, também conviveram com o drama das cheias, as quais obedecem um ciclo de aproximadamente, 30 anos para acontecer, gerando espectativa na interrogativa.

No comments: