Guaramirim tem história de progresso pela ferrovia há 100 anos
Conheça o pensamento simples, mas carregado de elementos históricos,do Senhor Daniel da Silva, historiador de nossa cidade.
Porém, o Centenário da Ferrovia chegou e a cidade de Guaramirim deve obrigação de homenagear todos os personagens e atores sociais, que fizeram da ferrovia a artéria de progresso e cultura.
Ademir Pfiffer - Historiador Regional - Fonte de imagem: Google Guaramirim
Neste vídeo, ele sintetiza a história de desenvovolvimento econômico de Guaramirim, marcada pela presença da ferrovia e das rodas de ferro de trens, que cortaram a região do Vale do Itapocu.
Em 100 anos, a ferrovia tornou-se o maior Patrimônio Cultural. Paradoxalmente, hoje é um pesadelo para as eleites econômicas a presença deste Patrimônio Cultural na paisagem urbana da cidade. O atual pensamento é a difusão das políticas públicas de incremento do transporte rodoviário, por conta de uma rede de especuladores que encarecem os preços de transporte, serviços e produtos. Porém, o Centenário da Ferrovia chegou e a cidade de Guaramirim deve obrigação de homenagear todos os personagens e atores sociais, que fizeram da ferrovia a artéria de progresso e cultura.
Ademir Pfiffer - Historiador Regional - Fonte de imagem: Google Guaramirim
No comments:
Post a Comment