Maria Helena Riegel Eggert, a trajetória de vida de uma paratleta
Imagem de 04/09/2010 - Jaraguá do Sul - SC
Maria Helena Riegel Eggert, a trajetória de vida de uma paratleta, nativa da cidade Araquari (SC), atualmente residindo em Guaramirim (SC). Estudou na Escola Estadual Isolada "Lagoa do Itaum" (Araquari). Em 1978, na cidade de Araquari ingressou como professora alfabetizadora e contratada. Em seguida veio a oportunidade para realizar o curso de magistério na sede da 19ª Unidade de Coordenação Regional de Ensino (UCRE), de Jaraguá do Sul (SC), através do Projeto Logos II, implantado pela equipe de ensino da UCRE/DIADE (Iris Barg Piazera e Brasília Gastaldi Beltramini).
Depois disso, conquistou uma vaga de professora efetiva, via ingresso. A efetivação foi na Escola Isolada "Lagoa Nova" (Araquari). Em outra ocasião, decidiu transferir-se para à cidade de Guaramirim, onde atuou no Colégio Estadual Normal "Prefeito Lauro Zimmermann". Nesta Unidade Escolar, foi para o serviço administrativo, como readaptada. Mesmo assim os desafios a forçou encaminhar a aposentadoria precose.
Depois disso, veio a prática do esporte, quando conheceu a Professora e ducadora, Marlise Klemann (Academia Impulso/ Jaraguá do Sul) e o Médico Wandér Watzko. A proposta lhe trouxe superação e o resgate de sua própria identidade, como pessoa e cidadã.
Hoje, é uma das mais significativa paratleta do Vale do Itapocu, com vasto currículo de conquistas em competições de natação em piscina e mar aberto.
O PARAJASC, um evento esportivo e catarinense, conta sempre com a presença desta nadadora, Maria Helena Riegel Eggert. A presença desta paratleta, enaltece o esporte catarinense, onde a superação é o elemento determinante para realização e conquista da auto estima.
Ademir Pfiffer - Historiador