Thursday, October 12, 2017

Guaramirim - SC - Rua Ademir Denk

Uma referência da população remanescente dos donauschwaben [1] do Sul da Alemanha, atualmente,  um pequeno "filete" encontra-se no bairro Beira Rio, na Rua Ademir Denk, lateral da Estrada Bananal do Sul, Município de Guaramirim (SC).
O patrono Ademir Denk (in memoriam)nasceu em 11 de junho de 1960, sendo filho de Vicente e Cristina Zanotti Denk, família remanescente da colonização italiana e húngara, que aportou no Brasil no final do século XIX.
Dessa família no Brasil, há registro da presença  nos municípios de Joinville, Corupá e Guaramirim.
É importante salientar, que, a família Denk [2] migrou da Alemanha a Hungria, a região germânica daquela nação. Moravam no Condado de Veszprém, no distrito de Ajka.
Posteriormente, regressaram a Alemanha. Porém, novamente deixaram o solo germânico e escolheram o Novo Mundo, o Brasil, para fixar residência.
Ademir Denk foi aluno do antigo Grupo Escolar Almirantes Tamandaré e Colégio Estadual Prefeito Lauro Zimmermann.
Posteriormente, frequentou curso superior na antiga Ferj (atual Católica) e trabalhou em empresas em Jaraguá do Sul.
No inicio do terceiro milênio contraiu uma doença crônica, que lhe causou óbito. Era casado Irene Kock, micro-empresária com a qual tinha duas proles, Adriano e Daiane.

O logradouro que leva o seu nome - já foi o nome do avô José Denk - está na propriedade da família, onde residem esposa, filhos e os pais.


[1] Donauschwaben (também Donaudeutsche ) é um termo coletivo para os alemães emigraram para os países do Stephanskrone do final do século XVII para a segunda metade do século 19, mas também um pequeno número de franceses , espanhóis e italianos cujos assentamentos estão ao longo do curso do Danúbio nas terras baixas de Pannonian . Os assentamentos foram inicialmente limitados à fronteira militar , uma cadeia de áreas militares de Habsburgo ao longo da fronteira com o Império Otomano . Esta fronteira militar permaneceu a coroa imperial até o final do século XIX, enquanto os assentamentos Donauschwäbian restantes, mas maiores, foram integrados na administração do condado húngaro. Fonte: Wikepédia. Acessado em 12/10/17.


[2] Wendel Denk, o pioneiro dessa família nasceu em 28 de abril de 1864, em Városlöd (em alemão Waschludt ).

Veja a imagem dessa pequena cidade na Hungria:



Fonte: Wikepédia.

Conheça a malha ferroviária Városlöd, no distrito de Ajka, na Hungria, onde residiram a família Denk.




No comments: