Thursday, October 12, 2017

Guaramirim - SC - Rua Kiliano Decker

Ademir Pfiffer

A propriedade rural, que já foi de Emílio Bublitz (in memoriam), no bairro Beira Rio, Estrada Bananal do Sul, atualmente, há um prédio escolar da rede municipal "Professor Atilano Krüger" [1]. 
O logadouro que dá acesso a essa unidade escolar leva o nome do patrono Kiliano Decker, família egressa da região da primeira colônia alemã São Pedro de Alcântara de Santa Catarina.
A família Decker no incio do século XX se estabeleceu na Colônia de Massarandubinha, em Massaranduba (SC).
Posteriormente vieram residir em Guaramirim, o Senhor José Decker e esposa, com diversas proles. 
Entre os filhos de Genoveva Besen e José Decker, Kiliano (in memoriam) nasceu em 07 de setembro de 1935, criou-se na área rural da antiga Estrada Bananal do Sul.
Casou-se com Amabile Nair Chiodini Decker, em 27 de maio de 1961,com a qual teve um casal de filhos, Cesar e Marisa.
Muito jovem veio a falecer após o matrimônio, em 07 de novembro de 1975, sendo sepultado no Cemitério Municipal de Guaramirim.
Porém, hoje o seu nome está presente na comunidade através de  uma placa que denomina um logradouro público, o que sinaliza a reminiscência da família Decker, de origem hunsrük [2].



Foto: Kiliano Decker - Crédito: Marisa Decker.

Conheça a região Hunsrück de onde vieram a família Decker.



Outro vídeo também permite conhecer a região montanhosa:



Através deste vídeo veja o saudosismo dos alemães da terra de onde veio a família Decker:



[1] Filho de Ari Krüger (pomerano-brasileiro), estudou no antigo Grupo Escolar Almirante Tamandaré e curso normal de formação de professor no Colégio Prefeito Lauro Zimmermann. Formou-se, posteriormente, no curso superior de Estudo Sociais, na antiga Ferj (atual Católica). Iniciou nos anos 70 como professor na Escola Isolada Taquarimbó (atual Escola Municipal Professora Isabel Lilian de Sousa).
[2] O Hunsrück é uma serra de montanhas baixas, localizada no estado da Renânia-Palatinado, no sudoeste da Alemanha. É cercado pelos vales do rio Moselle, ao norte, do rio Nahe, ao sul, e do Rio Reno, ao leste. Fonte: Wikipédia. Acessado em 12/10/17.


No comments: