Friday, January 28, 2011

A Professora Odinéia Rubini do Grupo Escolar "Almirante Tamandaré"


Conheça os fragmentos da trajetória da vida social da Professora Odineia Rubini Marchetti, que atuou nos anos 60, no antigo Grupo Escolar "Almirante Tamandaré" (atual Escola de Educação Básica), nesta cidade de Guaramirim.Foi professora da turma da aluna Vali Doubrawa, hoje Zanghelini. Foi hóspede na casa da família Bruch. A irmã Olinda Rubini Malutta, também lecionou por 25 anos, no afamado educandário guaramirense, que nasceu em meio a doutrina da nacionalização da educação, do Governo do ditador Presidente Getúlio Vargas e do Interventor Federal Nereu Ramos.
Porém, a história de sua juventude está associada ao Botafogo Futebol Clube de Jaraguá do Sul (SC). Como historiador fui a Blumenau no verão de 2011, "pescar" a histórica de vida de Odineia, que foi a alegria da torcida alvinegro (Barra do Rio Cerro), atuante educadora e voluntária na Rede Feminina de Cambate ao Câncer, na cidade de Blumenau.
Porém, já foi a primeira dama de Rio dos Cedros (SC), cujo esposo Marcos Marchetti foi Prefeito (inclusive o sogro) daquela importante cidade do Vale de Itajaí, ao lado de Jaraguá do Sul (SC).
Atualmente é Suplente do Senador Cacildo Maldaner.
Esta pequena entrevista é uma sintese da entrevista maior, que foi organizada e realizada para o livro do Botafogo Jaraguá, cujo clube é a paixão dos jaraguaenses da Barra do Rio Cerro.
Ademir Pfiffer - Historiador

1 comment:

Adalberto Day said...

Ademir
Bela postagem, ótima entrevista com a Musa de 1962 a Professora Edineia.
Que maravilha, que senhora bonita, hoje ainda. Imagina em 1962 até 1968 quando foi seu reinado. Uma bela rainha. O Botafogo de Jaraguá pode se orgulhar.
A entrevista dela com 66 anos, uma maravilha e mostra toda sua beleza e amor pelo Botafogo e sua cidade Jaraguá.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.