Espaço virtual de registro dos fragmentos de memória e história deste Município do Vale do Itapocu, fundado em 1886, por Wilhelm Gottfred Lange, visando refletir a participação dos atores sociais, que contribuíram para o desenvolvimento da cultura tangível e intangível, há mais de um século.
Sunday, July 31, 2011
Casa da Cultura Paulino de Bem - música para todos
Casa da Cultura Paulino de Bem - música para todos. Esta foi a proposta desta instituição à serviço da plena cidadania. A música volta à terra guaramirense, pois a mesma estava ausente de longa data, no governo daquela cidade. Ela resurge para unir e construir uma sociedade de valores, fundamentada na cultura músical e instrumental, que tem forte indicador e apelo a unidade. Uma cidade sem música é uma sociedade doente e sem perspectiva de grandeza.
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - sopros musicais
Casa da Cultura Paulino de Bem - sopros musicais. A adminsitração do Prefeito Nilson Bylaardt apostou na Casa da Cultura, que tem na música instrumental um referencial e forte elemento de educar a nova geração. Com esta iniciativa, a cidade retoma as lições do legado cultural e musical do Senhor Wilhelm Gottfred Lange, o fundador da cidade de Guaramirim (SC), que há 125 anos trouxe a música erudita à localidade de Brüderthal. A cidade nasceu em meio a essa cultura musical. Porém, no decorrer dos tempos, a música desapareceu e rapidamente, uma rede de intrigas politicas se formou, a qual manchou a história guaramirense. Assim, a cidade viveu longas décadas, sem o valor musical. Em meio à ausência da cultura musical, banalizou valores e seu patrimônio foi afetado, por conta de velhos coronéis da política que sustentavam a divisão, fundamentada no ranço e no apego do poder pelo poder. Todavia, a noite de 8 de junho de 2011, é um marco e o inicio de uma nova era, para que a cidade volorize a história, o legado cultural e o patrimônio do seu fundador, o Pastor Lange. Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - cordas musicais
Casa da Cultura Paulino de Bem - cordas musicais. Casa Paulino de Bem. O nome do patrono é uma homenagem ao Senhor Paulino de Bem, uma atuante Inspetor Escolar do Governo de Joinville, nos anos 40, na vigência do Estado Novo (1937 -1945). Foi nessa fase que o Senhor de Bem pôs por conta do Regime de Vargas, a Campanha da Nacional da Educação, que deu origem ao ensino público pobre e decadente no Brasil.
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - musicalizando pelas cordas
Casa da Cultura Paulino de Bem - musicalizando pelas cordas. Método Suzuki de violino, veio à cidade de Guaramirim (SC), para revelar de que a música pelo instrumento de cordas poderá gerar educação e cultura, para uma nova geração em busca e na conquista da cidadania. Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - violões e vozes
Casa da Cultura Paulino de Bem - violões e vozes. Foi um momento de descontração musical, que gerou uma noite de musicalidade, o que falta a essa cidade no coração do Vale Itapocu, a velha Itapocuzinho I, hoje próspera cidade de Guaramirim (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - mãos musicais
Casa da Cultura Paulino de Bem - mãos musicais. Um espetáculo noturno na cidade que completou 125 anos de fundação. Movimento Acorda Guaramirim (SC), a música chegou e faça dela um instrumento de construção e cidadania. Depois longos anos, a cidade respira musicalidade, por conta da iniciativa do Poder Público, um raro momento de grandeza para o Município, portal de entrada do Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - Hino de Guaramirim
Casa da Cultura Paulino de Bem - Hino de Guaramirim (SC), cidade já conta de longa data com este hino, o qual é um tributo aos 125 anos de fundação. Uma cidade marcada pelo crescimento ferroviário, agricola e industrial. Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - Livro de Guaramirim
Casa da Cultura Paulino de Bem - Livro de Guaramirim (SC). Com chancela do Governo Nilson Bylaardt, o mesmo tem por finalidade de difundir a história em fragmentos, tendo vários personagens como fundador o Pastor Wilhelm Gottfred Lange (movimento do protestantismo); Padre mathias Maria Stein (movimento do catolicismo), e outros personagens que construíram o crescimento da cidade. Em 125 anos de história, o livro vem para difundir o Patrimônio Histórico e Cultural, de uma cidade, que necessita destes indicadores para difundir a marca Guaramirim.
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - Bylaardt
A Casa da Cultura Paulino de Bem foi palco de lançamento do novo livro de história da cidade que completou neste 2011, 125 anos de fundação. Em nome dos municípes, o Prefeito Nilson Bylaardt,neto do ex-Prefeito Arnoldo Bylaardt [ governou a cidade nos anos 60] narrou a trajetória colaborativa do seu Governo. Eis o seu breve relato.
Ademir Pfiffer - Historiador
56 Anos Guaramirim -SC
Desfile na Rua 28 de Agosto, com participação de várias entidades de caráter social e cultural. A cidade já foi conhecida por localidade de Itapocuzinho I, Distrito de Bananal, Distrito (1919 - 1949) e Município de Guaramirim. O Município mantém ainda o fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura, indústria e comércio.
Ademir Pfiffer - Historiador
Casa da Cultura Paulino de Bem - Moças acrobáticas
Casa da Cultura Paulino de Bem - Moças acrobáticas no palco mostram a evolução da dança contemporânea, na cidade de Guaramirim (SC). O público que compareceu e conheça a dança social [desde os primórdios do inicio do Dominio Dona Francisca sobre abrangência de Itapocuzinho I, depois Bananal e Guaramirim], nada viu igual comparando aos tempos dos bailes dançantes e folclóricos na Jacustrasse [a partir de 1924], depois Diana [1.930]. Portanto, esta apresentação é simbolo da evolução social e cultural da dança. Fica a proposta para os articuladores da dança contemporânea, de revitalizar a dança folclórica e antiga, para a cidade respirar a cultura dos antepassados e nutrir a identidade da civilização chamada Guaramirim.
Ademir Pfiffer - Historiador
Saturday, July 02, 2011
Almirante Tamandaré: Patrimônio Cultural e Escolar - Nilson Bylaardt
Almirante Tamandaré: Patrimônio Cultural e Escolar - Prefeito Nilson Bylaardt, o qual estudou entre os anos de 1975 a 1978.
Almirante Tamandaré: Patrimônio Cultural e Escolar - Luiz Antonio Chiodini
Almirante Tamandaré: Patrimônio Cultural e Escolar, por Luiz Antonio Chiodini, Professor de Educação Física da Rede Municipal do Governo de Guaramirim (SC). Filho do Professor Esmeraldo e Olga de Sousa Chiodini. O pai foi Professor Primário, de Matemática e Educação Moral e Cívica; diretor da Escola Básica "Almirante Tamandaré" e Supervisor Local de Educação (Schroeder e Guaramirim), em diversos governos no transcrorrer dos anos 70, 80 e 90, do século XX. A mãe também foi Professora Primária, Educação Para o Lar, Técnicas Comerciais e Preparação para o Trabalho; diretora das escolas Alfredo Zimmermann e Lauro Zimmmermann.
Luiz Antonio Chiodini, também compartilha nas redes sociais, sua reflexão em homenagem à escola de todos os guaramirenses, Almirante Tamandaré, uma instituição da Rede Estadual, que nasceu no auge do Regime Varguista, em 21 de abril de 1941.
Ademir Pfiffer - Historiador
Almirante Tamandaré: Patrimônio Cultural e Escolar - Zita Maas
Grupo Escolar "Almirante Tamandaré".É o mais significativo Patrimônio Cultural e Escolar da cidade de Guaramirim (SC), onde estudou as séries iniciais a aluna - Zita Maas Pfiffer. Entre os anos de 1944 a 1949, a primeira década de vida do educandário e também, a fase mais severa desta Escola Nacional à serviço do regime da Era Vargas. Com professores do Estado de São Paulo, efetivos e lotados, o Distrito de Guaramirim, na aquela época pertencente a Joinville (SC) tinha um quadro de professores gabaritados, os quais foram responsáveis pela construção da identidade nacional. Dessa fase ficou ricas memórias, de histórias que não voltam mais.
Ademir Pfiffer _ Historiador
Subscribe to:
Posts (Atom)