Créditos: Dolores Tomaselli - Facebook! |
Hoje 27/10 [sábado], a Museóloga Dolores Tomaselli, de Joinville [SC], postou esta imagem. O cenário nos remete ao passado, quando o Distrito era conhecido por Bananal e depois Guaramirim.
Anteriormente [1.919], já era conhecido por Itapocu.
Um fato importante a destacar na imagem, é a cultura do extrativismo, pois ao lado do prédio da Estação Ferroviária, um monte de dormentes e madeiras revelam, que essa prática predatória era comum à época.
Hoje, Guaramirim continua recebendo incentivos, cujo lastro de progresso é fruto do desenvolvimento global. Porém, a cidade precisa revitalizar e preservar o seu patrimônio, expresso em suas tradições, como as festas de reis, arquitetura, arte cemiterial e outras.
Portanto, o futuro da cidade depende da capacidade de seus gestores públicos e privados, de gerar uma sociedade de valores.
Desenvolver a cultura do apagamento de memória e história cria condições propícias para a bárberie e o estimulo à violência.
Guaramirim precisa se reenquadrar nos valores que deram origem a cidade, marcado pelas etnias, alemã, pomerana, leta, italiana, afrodescendente, lusa e açoriana.