Saturday, December 15, 2012

Estrada Leta Ponta Comprida - Elmario Weigsding


Guaramirim [SC]: Estrada Leta Jacu Açu[antiga Estrada Ponta Comprida [Sul] - Elmario Weigsding. Num local de arrozal gravou fração de depoimento, em qual região foi instalada a Escola Leta Batista. Antigamente, a Ponta Comprida tinha a extensão de 20 quilometros [Norte e Sul] e onde gravamos  a nossa entrevista,  em 1.916 uma nova Escola Comunitária Leta foi posto em funciomento, num prédio de arquitetura enxaimel [fachwerk], pois essa etnia da Letônia tinha ótimo relacionamento com os alemães na Europa e depois,  também no Brasil.

 Porém, anteriormente, os associativista letos já havaim em 1907 implantado uma escola numa casa modesta.

Ampliando o contexto histórico, o entrevistado Weigsding narra que,  a partir de 1912, o local mais adiante, via atual Rodovia Guilherme Janssen, onde temos a Igreja Católica e Centenária "São José", edificada na colina,  um assentamento federal foi oficializado pelo Governo, o qual foi designado de Núcleo Federal do Rio Branco.

Atualmente, o local de gravação da entrevista é designado de Figueirinha, sendo que a artéria principal liga Guaramirim a Jaraguá do Sul [SC], via Bairro Ilha da Figueira.

Ademir Pfiffer - Historiador

No comments: