Thursday, April 18, 2013

Loja da Dona Ida Lemke: história e memória da bicicleta


Recebi da Senhora Carolina Lemke Salomon, um e mail muito interessante sobre a história da bicicleta, venda e uso. Na época, a cidade de Guaramirim era Distrito de Joinville [SC], sendo até 31/12/43 conhecido pelo nome de Bananal.
O e mail retrata um exemplo vivo de uma cidadã que busca construir a identidade  e a história da sua cidade pelo viés da bicicleta. Eis a sua abordagem histórica-cultural:

Imagem: Carolina Lemke Salomon

Admiro muito o seu trabalho de resgate histórico dos fatos que marcaram e constituíram a formação da nossa região, e um fato muito interessante e até emocionante aconteceu com nossa família.Na semana passada meu pai, o Sr. Levi Kuno Lemke, recebeu a visita em sua loja (Loja Pris Bicicletas, de Guaramirim), do Sr. Victor Delai, que a 65 anos atrás comprou uma bicicleta do meu falecido avô, Sr. Leopoldo Lemke, uma bicicleta Prosdócimo, a qual está em perfeito funcionamento e estado de conservação.  Envio em anexo a foto da bicicleta junto com meu pai (esquerda) e o Sr. Victor (direita) e também uma foto com mais zoom do símbolo da Prosdócimo.O Sr. Victor nos contou que na época pagou pela bicicleta 150 sacos de arroz, com muita dificuldade. Esta bicicleta era praticamente um “artigo de luxo”. A loja que meus avós fundaram existe desde 1938, aproximadamente, e quando um dos principais meios de locomoção era o trem, as pessoas costumavam vir de bicicleta até a loja, onde também era a casa dos meus avós, deixar suas bicicletas guardadas com eles para viajar de trem.Esta visita reacendeu todas as histórias que eles costumavam contar.
O texto nos remete ao passado recente, que nos retrata a importância da ferrovia e da bicicleta no desenvolvimento de Guaramirim, bem como o papel social da loja de revenda de bicicleta e acessórios, da Dona Ida Lemke.
Quando eu era criança comprava na citada loja, o que era necessário, pois os anos 70  foram marcados ainda pela escassez da circulação de dinheiro em nossa família.
Mas Dona Ida vendia as mercadorias sempre com bons preços e o cliente voltava a sua loja, para fazer  novas compras, pois a comerciante conhecia a realidade social da cidade, fortemente marcada pela economia rural.

1 comment:

Carol said...

Preservo no coração um sentimento de gratidão por todos aqueles que ajudaram nossa cidade a se tornar o que é. Obrigada pela postagem e por levar ao conhecimento de todos esses fatos históricos. Abraços!