Sunday, September 29, 2013

Sociedade Comercial: tradição do tiro ao alvo desde 1924


Há 89 anos, a Sociedade Comercial do Jacu Açu, Município de Guaramirim difunde a razão cultural de sua existência, através do movimento do tiro ao alvo.
No sábado,  28 de setembro, a partir das 18 horas, o casal Marcio e Marisa Fiomoncini Rosa receberam uma legião de simpatizantes para o evento que reuniu os associados da Sociedade Comercial e demais sociedades e clubes de tiro do Vale Itapocu.
A corte do casal Rosa foi completada pelas princesas Elvira Friedmann Engelmann, Lidia Fraitag e o Cavalheiro Jonathan Engelmann.
A Banda Tchê Barril de Jaraguá do Sul [SC] abrilhantou a festa, nas etapas da ritualística folclórica de busca de majestades e baile social, com sagração das novas majestades para o ano de 2014.
Esta foi a primeira festa com a expressiva participação da comunidade, após a morte do Senhor Roland Stein [in memorian], onde um numeroso público prestigiou a tradição da festa de busca de rei e rainha, o mais significativo patrimônio cultural do Município de Guaramirim.
A Sociedade Comercial é a mais antiga associação de tiro do município, portanto um patrimônio cultural, que agrega valores ao marketing da marca Guaramirim.
 Cabe ao Poder Público a responsabilidade de preservar este legado cultural, pois cidade não pode se tornar um espaço do apagamento de memória, onde a violência cresce de modo assustador,  no território que há indícios de fragilidades na defesa da sua história e tradições.


Visar o alvo não é suficiente. É necessário atingi-lo.

[ Provérbio Alemão]

Ademir Pfiffer - Historiador
Marcio e Marisa Fiomoncini Rosa com corte e o Senhor Stein [Presidente].

No comments: