Thursday, October 12, 2017

Guaramirim - SC - Rua Irmãos Tank

A Rua Irmãos Tank, é uma homenagem aos antigos moradores de uma antiga tifa, próximo ao Morro da Francisquinha.
Artur Tank [1] era agricultor e casado uma moça da família Gaedke. Na sua propriedade cultiva-se cana de  açúcar para fazer o melado e açúcar mascavo. No mesmo engenho de melado fabricava-se artesanalmente o tradicional muss de frutas como, carambola, banana, tangerina, goiaba, outros.
Nas horas que podia atendia os clientes, a vizinhança,  para corte de cabelo, pois era barbeiro prático
Já o Senhor Erich Tank [2], também era lavrador, fazia consertos de relógios e dínamos para bicicletas.
Outra qualidade do Senhor Erich era tocar bandoneon à varanda da sua casa de madeira, todo domingo à noite. Como era uma época sem televisão e internet, a vizinhança sentava à varanda, para ouvir as músicas folclóricas e germânicas, que eram tocadas no instrumento de foles.
Portanto, o nome do logradouro Tank (pomerano [3]-brasileiro) é uma homenagem justa a esses dois irmãos, que construíram as suas redes de relações e convívio com a comunidade, no entorno do Morro da Francisquinha.




Conheça os fragmentos da história da Pomerânia por José Heinemann, entrevistado por Ademir Pfiffer, em 2013, viagem Conhecendo os Caminhos que levam a Pomerânia (atualmente território polonês):


[1] Teve uma filha de nome Alice que era casada com Nelson Schuardt (in memoriam).

[2] Em seu matrimônio  teve duas filhas, Melida - professora aposentada da rede municipal de Guaramirim - e Rosália.


[3] Pomerânia (em polonês Pomorze; em alemão Pommern; em latim Pomerania ou Pomorania; em pomerano, Pommerland) é uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha na costa sul do mar Báltico, entre as duas margens dos rios Vístula e Odra, atingindo, a oeste, o rio Recknitz. Fonte: Wikepédia. Acessado em; 13/10/17.

No comments: