Sunday, January 29, 2012


Em Guaramirim [SC], in Brüderthal, Schützenvereinfest - Kapelle Musike Estrela de Ouro, de Rio Cerro, Jaraguá do Sul [SC]. Valsa das novas majestades do tiro, para o Verão de 2013.
Ademir Pfiffer - Historiador


Em Guaramirim [SC], in Brüderthal, Schützenvereinfest - Coroação da nova Rainha, a Senhora Engelmann para o ano de 2013 [Estação Verão], esposa do Senhor Carlito Engelmann [Presidente Sociedade de Brüderthal]..
Ademir Pfiffer - Historiador

Em Guaramirim [SC], in Brüderthal, Schützenvereinfest - Kapelle Musike Estrela de Ouro, de Rio Cerro, Jaraguá do Sul [SC]. Uma festa de tiro feminino da Senhora Elvria Friedemann Engelmann, conhecida por Tote.
E para festa ser tradicional, música alemã, nos embalos de sábado à noite.
Ademir Pfiffer - Historiador

Em Guaramirim [SC], in Brüderthal, Schützenvereinfest - Kapelle Musike: Estrela de Ouro, de Rio Cerro, Jaraguá do Sul [SC]. Tanz.
Ademir Pfiffer - Historiador

Em Guaramirim [SC], in Brüderthal, Schützenvereinfest - Kapelle Musike Estrela de Ouro, de Rio Cerro, Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador


Em Guaramirim na localidade de Brüderthal, Schützenvereinfest - Ivo Zech: comandante de marcha de ritualística folclórica de busca de majestade do Tiro Rei.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sunday, January 22, 2012


Guaramirim [SC], Brüderthal, Schützenvereinfest - Rainha: Tote Fridemann. Bandeireira: Relindes Winter Wolf [Sociedade].
Ademir Pfiffer - Historiador
Brüderthal, schützenvereinfest - ritualistica folclórica



A Sociedade dos Atiradores de Brüderthal , no Município de Guaramirim [SC] realizou a tradicional Schützenvereinfest [ Sommerfet], cuja banda musical abrilhantou o evento foi Estrela de Ouro [Rio Cerro] de Jaraguá do Sul[SC]
No evento ocorreu a ritualistica folclórica, comanda pelo Senhor Ivo Zech, do Bairro Avai.
Ademir Pfiffer - Historiador

Thursday, January 19, 2012

Barro Branco - Jornal: O Estado

No auge da ditadura Vargas e Ramos [Interventor do Estado de Santa Catarina], com o advento da Escola Municipal "Barra Branco" [1942], do Governo de Joinville [SC], a comunidade se inseriu na era do associativismo escolar do joranlismo manuscrito.
Coube a uma das professoras da época Alda Maria da Silva realizar a difusão da idelogia da função do Estado Novo, o qual nasceu para nutrir o pesamento vivo de Vargas e Ramos.
Para o o jornal manuscrito ganhar legitimidade e aceitação social, os alunos participavam como colaboradores, mas a redação final era de responbilidade da professora regente.
Nesta edição de setembro de 1.944, participavam os alunos: Severino Moreira [SC] e Artur Reinert [Gerente].
Ademir Pfiffer - Historiador
Fonte: Arquivo Histórico de Joinville.