O progresso de Guaramirim [SC] passa pela ferrovia - trajeto Caixa d'Água - que há 102 anos tornou a cidade conectada com as grande metrópoles, Curitiba e São Paulo.
Neste terceiro milênio, ao traçar o novo percurso da Rodovia Rudolpho Jahn [SC 413], o grupo de dirigentes e comparsas do grupo do que faz de conta - ou seja, quanto pior a gestão pública, maior o sofrimento do povo e melhor será a vantagem de quem está por cima - tratou de retardar a colocação de um elevado para a rodovia. A justificatva à época foi a tese de que o futuro contorno ferroviário [Norte] passaria por Schroeder [SC]. Com essa iniciativa se colocaria o problema para a área suburbana daquele Município. Assim, destarte passaria ser o problema dos schroedenses e uma vantagem para os seguidores da Lei de Gerson.
Qual o motivo que levou alguns manipuladores da história - aqueles que há 100 anos conspiram contra o povo de Guaramirim - negarem a história do desenvolvimento fundamentado na força da ferrovia?
A história de Guaramirim se confunde com a história da ferrovia, sendo a ferrovia que motivou o surgimento da primeira arquitetura [ferro],para modernizar a paisagem da urbe da cidade.
Quem foi morar perto da ferrovia, sempre teve aos olhos, o contato com a civilização e a modernidade. Portanto, há um conteúdo memoralistico que faz gerar carinho e respeito por este Patrimônio Ferroviário e Público.
Tirar do olho da sociedade este Patrimônio Histórico é agredir a história da cidade. Recentemente, no caso do afastamento do gestor público [Prefeito - quadriênio 2009-2012], a ação colocou a cidade com a fama de que, há coronéis de fino paladar, para arruinar a história do quesito moral dos guaramirenses.
Precisamos do progresso, mas não precisamos desperdiçar a nossa história, marcada pela história de trabalho dos nossos antepassados.
A nova geração precisa conhecer sua história, para defendenr o seu território. Quem não conhece a história da ferrovia e de Guaramirim, tem o dever e o direito de procurar o Arquivo histórico "Pastor Wilhelm Gottfred Lange", que funciona na cidade, onde há especilialista no assunto.
Ademir Pfiffer - Historiador
No comments:
Post a Comment