Wednesday, December 28, 2016

83 milhões de investimentos em Guaramirim

Os quatro anos do mandato de Lauro Frölisch e Paulo Veloso foram marcados pela ordem do progresso, gestão racional dos recursos públicos, pois a administração contou com bons profissionais.
Uma administração pública, quando contabiliza somente resultados econômicos, sociais e de infraestrutura, há uma logica oculta. Ou seja, um foco ou mais da gestão foram falhos, por exemplo, do Patrimônio Cultural.
Esta área engloba o patrimônio tangível e intangível, patrimônio edificado, patrimônio cemiterial, patrimônio museal, patrimônio arquivístico, outros, cuja administração voltou-se de costas e não foi por falta de recurso, conforme as redes sociais e o Portal de Transparência do Município.
A administração do prefeito Nilson Bylaardt, anterior a de Lauro e Paulo deu o starte, para que a cidade tomasse  rumo no quesito da construção da identidade do município. Assim, do movimento das instituições e de um grupo de pensantes surgiu o arquivo Histórico e Municipal Pastor Lange.
Bylaard era visionário, pois tinha herança do avô Arnoldo Von Den Bylaart Junior - prefeito da cidade, sendo um dos agentes colaborador da expansão do antigo Hospital Santo Antonio, nos idos dos anos 60  - e filho da Senhora Luiza Bylaardt, professora da rede estadual.
Durante quatro anos acompanhei os jornais regionais - FolhasSC (agora extinta), Jornal do Vale, Ocpoline e Anotícia - para acompanhar o crescimento planejado  e que levava em consideração a memória e a história do maior patrimônio do Município, o povo.
Além disso, em várias ocasiões conversei  pessoalmente, com o prefeito e outros colaboradores do seu governo. Inclusive, não faltou diálogo com a oposição. 
Porém, nenhum diálogo teve resultado positivo, pois a situação e oposição também compartilhavam do mesmo pensamento, ou seja,  desenvolver-se sem unir, crescer e fortalecer-se visando construir a marca Guaramirim.
Vale ressaltar, que alguns governantes deixaram referências, como das autoridades do Executivo, Ernesto Canac - Superintendente de Joinville, que construiu a primeira ponte de travessia no Rio Itapocuzinho (1891);Ulisses Gérson da Costa - Superintende de Joinville, que construiu a ponte sobre travessia do Rio Itapocu, no Zindars (1928);  Emílio Manke  - luterano - nos idos dos anos anos 50 autorizou com a colaboração do padre Mathias Maria Stein, a abertura do primeiro cemitério católico de Schroeder (atualmente, Município), em Schroeder I;  José Prefeito de Aguiar, que construiu o Monumento da Feb (1989); Victor Klein - construiu a sede do Executivo e Legislativo;  e Nilson Bylaardt, o Arquivo Histórico.
Por que em Guaramirim, a classe política conspira contra a memória e a história ? Luiz Henrique da Silveira - a família tem o patrimônio, como móveis dos seus antepassados que vieram de Açores, no depósito da Prefeitura da cidade - tinha uma celebre frase,  que ilustra o descaso dos governantes do Município com os munícipes: 

"uma cidade sem cultura, é um mero depósito de gente, sem destino, sem futuro".


Fonte da Imagem: Jornal Ocp - dezembro de 2016.

No comments: