Sunday, December 09, 2007

Artes visuais guaramirense é destaque no Espaço Cultural Angeloni, de Jaraguá do Sul
Guaramirim é uma cidade pequena, mas nada impede que os diversos artistas plásticos materializem na linguagem das cores vivas, a fauna, a flora, a religiosidade, entre outros temas. A cidade posiciona-se no circuíto das artes visuais de nosso Estado Barriga Verde, também pelo trabalhos Fátima Mateus Ossowski, artista pástica de sensibilidade visual, olhar criativo e potencial de referencial de memória sobre a realidade da cidade onde vive.
Fátima Mateus Ossowski, embora, seja atuante conhecedora das artes literárias, também domina o mundo das artes visuais, as quais foram reveladas em Jaraguá do Sul , no mês de novembro, no Espaço Cultural Angeloni, Rua Cel Bernardo Grubba, Centro.
Na época tive oportunidade de conferir o trabalho desta artísica plástica. Detentora de conhecimentos da região do Vale do Itapocu, é uma artista que marca sua trajetória pela riqueza de mostrar a natureza, ancorada na busca constante da reflexão e na busca continua da fé.
Por estes referenciais, vale apenas circular entre a sua criatividade plástica, que revela uma artista de ricos saberes, colocado-a ao lado de artistas como, Arlete Schwedler, Cristina Pretti, Marlene Mann, Valdete Nheus, entre outras.

O colorismo da plumagem do pássaro revela uma imagem autêntica de uma ave símbolo de nossas florestas. A pintora traz na ponta do pincel a necessidade de cuidar do nosso patrimônio da fauna, cuja a ave tucana sobrevive graças a conscientização do homem e as leis ambientais rigidas em vigor. Retratar um local bucólico que nos remete à época da imigração e colonização européia, também faz parte de seu campo de pesquisa. Este quadro sintetiza o gosto pela natureza e a vida simples do homem, o qual busca a sobrevivência, sem a necessidade de agredir o seu meio.

As cores dos quadros revelam uma textura com ares de leveza. É o artista permeado pelo culto às coisas mais singela da vida: a flor.
Religiosidade, temática que revela o cultivo pelos valores mais significativos em nossa vida. É determinante e espontânea, a arte religiosa que esta artista retrata nesta imagem que leva o cidadão a refletir a trajetória da humanidade e dos homens de boa fé.
O Espaço Cultural Angeloni permite o cidadão e o trabalhador conhecer o mundo das artes plásticas. Quando a natureza é o forte indicador relacionado à visão de Mundo, Sociedade, Cultura e Homem, o artista plástico revela sua dimensão humana, do porque está interagindo com o meio.



A verticalidade e a horizontalidade das duas obras de artes mostram a capacidade criadora da artista plástica, que tem nas cores da natureza, um olhar focado para vida do homem, totalmente, dependente do ciclo da natureza ligado a flora.

No comments: