Tuesday, February 21, 2017

2017 - Schützenverein Brüderthal – 06



Publicado em 30 de jan de 2017
Guaramirim (SC): O Vale do Brüderthal, através da sua sociedade de atiradores via associativismo continua no seu propósito da difusão do Schützenverein, um Patrimônio Cultural, que celebra a mais significativa referência da identidade dos guaramirense.
Em 20 de janeiro, os associados, simpatizantes e convidados se encontraram para celebrar a sagração das majestades do tiro ao alvo, cuja corte era assim formada:
Masculino: Roberto Völz, rei; Alírio Bachmann, 1º cavalheiro; Roberto Schroeder, 2º cavalheiro.
Feminino: Raldi Schroeder, rainha; Irene Winter 1ª princesa; Elvira Moreira Engelmann, 2ª princesa.
A Banda Mensagem da cidade Pomerode (SC) abrilhantou o evento da cultura germânica, inclusive a dança folclórica, a polonese, conduzida pelo casal Horst Rech e Esposa.
Durante o evento aconteceu a ritualística folclórica de busca de majestades, sessão de homenagem as majestades, competições de tiro ao alvo, jantar de gastronomia germânica, baile social e proclamação da novas majestades para 2018.
A diretoria da Sociedade Catarinense dos Atiradores de Brüderthal, com sede social na Rodovia Rudolpho Jahn, tem a missão de salvaguardar o Patrimônio do Schützenverein, herança dos imigrantes dos alemães da Rússia e pomeranos.
O presidente da entidade associativista, o Senhor Carlito Engelmann e a esposa Elvira, tem desempenhado ao longo dos anos um trabalho planejado para articular ações em defesa do Patrimônio do Schützenverein visando dar continuidade a tradição das festas de tiro ao alvo, rei e rainha.
Desta forma, a comunidade do Brüderthal tem uma das suas referências culturais, a Sociedade Catarinense dos Atiradores promotora do lazer social e cultural, respeitada e admirada por resistir a onda da era da globalização e das redes sociais.
Ademir Pfiffer – Historiador

No comments: