Tuesday, February 07, 2017

Königfest no Brüderthal - 08



Publicado em 13 de set de 2016
No município de Guaramirim (SC), na Rodovia Rudolpho Jahn, em 11 (domingo) de setembro, na Sociedade Catarinense dos Atiradores de Brüderthal aconteceu a tradicional königfest, na estação de inverno das seguintes majestades: Vitor Fiamoncini (rei) Vitor Jung (1º cavalheiro), Ilário Bachmann (2º cavalheiro); Marilda Carvalho (rainha), Elvira Friedmann Engelmann (1ª princesa) e Cacilda Jordan (2ª princesa).
Às 11hs aconteceu a ritualística folclórica de busca das majestades, através da musicalização pelo Musical Patrimônio, do município de Massaranduba/SC.
Ao meio dia foi servido almoço tradicional aos associados e convidados, sendo a responsável a Senhora Gatti Ehlert, do Vale Rio da Luz, município de Jaraguá do Sul/SC.
Paralelo ao almoço festivo acontecia as competições de tiro ao alvo, enquanto que no palco o Musical Patrimônio abrilhantavam músicas folclóricas do repertório germânico. Inclusive, o instrumento do bandoneon, símbolo da colonização pomerana em Santa Catarina, através do Senhor Alfonso Rohweder contribuiu para incrementar as apresentações musicais como, xote, valsa, polca, outras.
Centenas de convidados compareceram ao evento, destaques para as sociedades: 13 de Maio Baixo, Onze União, Ribeirão Gustavo (Salão Tribess), Salão Zindars (Itoupava Rega), Botafogo Futebol Clube, 25 de Julho, outras
A Sociedade Brüderthal, desde 1961 vem contribuindo para difusão do patrimônio do schützenverein, que se constitui a identidade e símbolo da presença germânica, em território guaramirense.
De geração a geração, a comunidade do Brüderthal tem no ponto de sociabilidade cultural, nesta Sociedade Catarinense, um espaço de memória, folclore e tradição, que torna a comunidade conhecida pelo seu maior patrimônio, o da cultura germânica, mas que, também congrega outras manifestações étnicas, como da comunidade italiana.

Ademir Pfiffer – Historiador

No comments: