Wednesday, February 08, 2017

Patrimônio do Schützenverein na centenária Estrada Jacu Açu - 05



Publicado em 25 de set de 2016
A Estrada Jacu Açu, município de Guaramirim (SC), tem a terceira sociedade de atiradores em plena atividade, no Vale do Itapocu, a Comercial. 
As entidades pioneiras do associativismo do tiro foram a Sociedade Atiradores Jaraguá/Baependi e Salão Voigt/Barg, no município de Jaraguá do Sul.
No sábado, 24 de setembro, às 18hs uma legião de simpatizantes da tradição da festa de tiro rei e rainha compareceram à Sociedade Recreativa e Desportiva Comercial, para prestigiar a festa do casal Amarildo e Marcia Ockner, cuja corte foi completada por: Mattis Jensen (1º Cavalheiro), Adolar Zager (2º Cavalheiro); Gisela Schwardt Jensen (1ª princesa) e Sueli Bortolotti (2ª princesa).
A banda típica e de repertório folclórico Germânico, Estrela de Ouro de Rio Cerro II, Jaraguá do Sul (SC) musicalizou a festa. Assim, o público participou da ritualística folclórica de busca de majestades, homenagem solene, jantar típico, competições de tiro, proclamação das novas majestades e baile social.
O patrimônio cultural do Schützenverein, na estrada Jacu Açu está à caminho de completar um século de presença de lazer social e cultural, através do associativismo da entidade mantenedora e comunitária, a Sociedade Comercial.
No município de Guaramirim, cujo desleixo impera com a memória e a histórica da cidade, a Fundação Cultural cabe o registro do Bem Cultural de Natureza Imaterial do Patrimônio do Schützenverein, que constituem o patrimônio cultural local e brasileiro. Dessa forma, também criar um Programa Municipal do Patrimônio Imaterial.
Ademir Pfiffer - Historiador

No comments: