Monday, August 30, 2010

Guaramirim - 61 anos de emancipação política - 5

A cidade de Guaramirim (SC) completou 61 anos de emancipação política (vídeo 5). A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professor Urbano Teixeira", Bairro Havaí prestou a homenagem ao Patrimônio Ferroviário e Centenário, naquela cidade, que recebeu o progresso, a partir da presença da ferrovia (1910).
Hoje, todos os cidadãos colhem os frutos dessa obra, que implementou as bases do desenvolvimento econômico, de Itapocuzinho (localidade) , Bananal (Distrito) e Guaramirim (Distrito e Município).
O Historiador autodidata, Daniel Graudin da Silva desfilou caracterizado, prestando sua homenagem como testemunha ocular da história da ferrovia RVPSC e RFFSA.
A Professora Eugênia Frölich Jacomelli e um pelotão de alunos foram ao desfile, a caráter e rigor, usando indumentária folclórica (cultura germânica), lembrando a presença da imigração alemã em Brüderthal e a colonização, no Guamiranga, local onde cresceu, passou a infância e juventude.
O 62 º Batalhão de Infantaria mostrou o compromisso com a tradição de ir às comunidades junto ao povo, para abrilhantar com gala, um desfile cultural, como foi esse. O mesmo tratou-se de um tributo à história de Guaramirim, no Governo de Nilson Bylaardt e Altair Aguiar, fundamentado num trabalho de equipe, dos funcionários municipais.
Ademir Pfiffer - Historiador

No comments: