Tuesday, August 03, 2010

Guaramirim, banhando pelo Rio Itapocu tem Festa Nacional da Tilápia

A Festa Nacional da Tilápia marca o inicio de uma nova marca de festa ligada à cultura do peixe de água doce.
A festa nasce na localidade de Ponta Comprida, cuja região é marcada pela presença da Imigração Leto-russa (1898), prática da cultura do arroz irrigado,promovida pela etnia italiana, desde os anos 30.
Ponta Comprida é terra de Dário Zermiani, o Catarina da Sanfona, músico do acordeon muito conhecido fora da cidade, devido o seu trabalho em constantes viagens.
A iniciativa do empresário Vilmar Junkes, de Schroder (SC), mas morador de Ponta Comprida, é de extrema importância. A cidade de Guaramirim existe há 124 anos - fundada pelo Pastor Luterano Wilhelm Gottfred Lange - e  até hoje, nenhuma festa afirmou-se vinculada à riqueza dos peixes de água doce, tão abundante, no Rio Itapocu e seus afluentes.
A Festa do Cascudo - leia-se APAE - perdeu-se no tempo, por falta de bases de sustentabilidade e sem a difusão histórica do Patrimônio Hidrigo, que o Rio Itapocu representou e representa, ainda para a história de Guaramirim, há mais de um século.
Portanto, ao iniciar-se a difusão da iguaria da especialidade do peixe da tilápia, é preciso agregar a história dos pescadores do velho Itapocu, o qual corta a cidade e já foi sustento de muitas famílias. A qualidade da água (originou a barragem de irrigação do arroz - 1968) e diversas espécie de peixes que se multiplicaram, originou a sobrevivência da população ribeirinha.
Considerando esse longo processo histórico, a Festa Nacional da Tilápia nasce em meio a uma metamorfose, cujos guaramirenses apostam na intenção e proposta, quando da realização da sua primeira edição.

No comments: