Monday, August 30, 2010

Guaramirim - 61 anos de emancipação política - 7

.

Guaramirim (SC) completou 61 anos de emancipação política (vídeo 7). Na Rua Atanásio Rosa, os alunos da Escola de Ensino Fundamental "Almirante Tamandaré" (1940), através da Associação Musical trouxeram pelos instrumentos de metais, a musicalidade dos antigos desfiles escolares .
Há 70 anos o Tamandaré, como é conhecido o educandário, presta serviços na formação e expansão do conhecimento.
Atualmente, o educandário é comandado pelo Professor Altair Aguiar - atual Vice-Prefeito - tendo como Orientadora Maria aparecida Rosa, pessoa identificada pela sua plena dedicação a obra de educar, atravessando gerações.
Nas imagens do vídeo, temos a proposta educativa da LEGO e a proposta da igualdade étnica, mostrando a questão da história dos povos, que também construíram a riqueza da cidade, além dos europeus, como os libaneses, indigenas e afros.
Com esse desfile, a Escola Estadual Almirante Tamandaré mostrou as raízes do educandário, neste 61 anos de emancipação política.
Ademir Pfiffer - Historiador

Guaramirim (SC) completou 61 anos de emancipação política - vídeo 6 - Escola de Educação Básica "Almirante Tamandaré". Professora Rubia Chiodini (ex-Diretora Escola de Educação Básica "Prefeito Lauro Zimmermann") e Orientadora Maria Aparecida Rosa Felisbino (Ex-diretora Escola "São José" - Rio Branco).
Ademir Pfiffer - Historiador
Guaramirim - 61 anos de emancipação política - 5

A cidade de Guaramirim (SC) completou 61 anos de emancipação política (vídeo 5). A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professor Urbano Teixeira", Bairro Havaí prestou a homenagem ao Patrimônio Ferroviário e Centenário, naquela cidade, que recebeu o progresso, a partir da presença da ferrovia (1910).
Hoje, todos os cidadãos colhem os frutos dessa obra, que implementou as bases do desenvolvimento econômico, de Itapocuzinho (localidade) , Bananal (Distrito) e Guaramirim (Distrito e Município).
O Historiador autodidata, Daniel Graudin da Silva desfilou caracterizado, prestando sua homenagem como testemunha ocular da história da ferrovia RVPSC e RFFSA.
A Professora Eugênia Frölich Jacomelli e um pelotão de alunos foram ao desfile, a caráter e rigor, usando indumentária folclórica (cultura germânica), lembrando a presença da imigração alemã em Brüderthal e a colonização, no Guamiranga, local onde cresceu, passou a infância e juventude.
O 62 º Batalhão de Infantaria mostrou o compromisso com a tradição de ir às comunidades junto ao povo, para abrilhantar com gala, um desfile cultural, como foi esse. O mesmo tratou-se de um tributo à história de Guaramirim, no Governo de Nilson Bylaardt e Altair Aguiar, fundamentado num trabalho de equipe, dos funcionários municipais.
Ademir Pfiffer - Historiador

A cidade de Guaramirim (SC) completou 61 anos de emancipação política (vídeo 4). As cores tomaram as ruas Atanásio Rose Silveira Junior, Centro.
Uma festa que caracterizou a administração de Nilson Bylaardt e Altair Aguiar, que tem a cultura como elemento de unidade política, para construção e solidificação da democracia, neste terceiro milênio.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sunday, August 29, 2010

Guaramirim (SC) festejou 61 anos de emancipação política - 3



A cidade de Guaramirim (SC) festejou 61 anos de emancipação política (vídeo 3). A festa contou com um longo desfile, que oportunizou a participação de entidades e cidadãos, os quais foram à rua mostrar, a unidade pelo desenvolvimento e crescimento da cidade. Um momento histórico, que encantou municipes e visitantes. Afinal, a cidade tem indicadores culturais e valores sociais ricos, fruto da imigração e colonização, em 124 anos de fundação.
Além disso, atualmente, a presença da migração participa do progresso da cidade, com trabalho e perseverança.

Ademir Pfiffer - Historiador

Fanfarra Escola - EEB - "Professora Lilian Oechsler Ayroso" -Bairro Ilha da Figueira - Jaraguá do Sul -SC.
Tradição do educandário manter este patrimônio, composto por crianças e jovens,  para desfiles cívicos e culturais.
Italianos ou trentinos fazem parte da história guaramirense

O Cículo Italiano de Guaramirim levou as cores da Itália, para mostrar que parte da riqueza da cidade, seja agrícola, comercial e industrial, tem as mãos dessa etnia.
Desde os anos 20, do século XX, que a cultura do arroz irrigado passou a fazer parte da paisagem rural e integrando a economia do Distrito de Bananal, por conta e a critividade do povo italiano.
Portanto, vale destacar, que esse grupo étnico tem importância econômica e cultural, na história de Guaramirim, em 124 anos de fundação e 61 anos de emancipação política. Segurando a faixa, Lucila Tomelin (ao lado da letra M).

Engelmann reunidos em Brüderthal

Desde 1886, os Engelmann chegaram em Brüderthal, que constitue parte integrante do território de Guaramirim (SC). De origem alemã, mas seguidores do Pastor Wilhelm Gottfred Lange, na Rússia vieram com líder religiso ao Brasil. O regime dos czares era severo e decadente.
 A  melhor opção a essa família na época, era rumar destino à América, cujo Novo Mundo despertava sonhos e cobiças nos europeus.
Em Brüderthal, os Engelmann se instalaram como agricultores e se tornaram cidadãos, com propriedade constituída, para orgulho da família.
Hoje, a nova geração participa da sociedade itapocuense, como empreendedores, operários, agricultores e outras funções que denotam a intensa participação em comunidade.
A foto registra um momento ímpar dos irmãos Engelmann e suas respectivas esposas, na festa de Tiro Rei, do casal Arnaldo e Irene Wachohlz Winter.
Theodoro Manske, o líder  do associativismo do tiro em Brüderthal

A Sociedade Esportiva e Recreativa dos Atiradores de Brüderthal, em seu rol de entrada, tem um quadro à mostra, que chama atenção do visitante. Trata-se  do Senhor Theodoro Manske, o primeiro Presidente da entidade cultural.
O objetivo do quadro é homenagear um dos baluartes do tiro ao alvo de Brüderthal, no Município de Guaramirim - SC.

Guaramirim (SC) - 61 anos de emancipação política - 2


A cidade de Guaramirim (SC) festejou 61 anos de emancipação política (vídeo 2). Para celebrar a evolução política, econômica e cultural, o Governo Municipal determinou a organização de um desfile, o qual reuniu aproximadamente 1.500 participantes e um público dez mil pessoas prestigiaram e acompanharam, a demonstração de carinho e devoção pela cidade.
O desfile também mostrou elementos signicativos dos 124 anos de história da cidade, marcada pelo crescimento agregado à arquetetura do ferro (ferrovia), que chegou à antiga localidade de Itapocuzinho I (atual Guaramirim) em 1910. Com presença da ferrovia a expansão ganhou impulso e progresso, gerando riqueza. Portanto, a nova geração usufrui dessa onda de progresso, que atravessa o desenvolvimento dessa cidade, um ponto de entrocamento de circulação de riqueza, fruto do empreendedorismo arrojado, de homens pensantes e atuantes.
Ademir Pfiffer - Historiador
Guaramirim (SC) - 61 anos de emancipação política - 1


Guaramirim (SC) - 61 anos de emancipação política - 1. Um desfile cultural mostrou a evolução da Colônia Itapocuzinho I, transformada no Distrito de Bananal (1919). Em 1943 mudou de nome para Guaramirim e 1949 foi elevada à condição de Município - com o mesmo nome do Distrito - desmembrando-se de Joinville (SC).
O desfile foi marcado pelo unidade da cidade por um projeto político, onde as rivalidades partidárias deram lugar à cultura e ao cidadão,  agente responsável por mudanças na paisagem da urbe e principal ferramenta da riqueza que se produz na cidade.
Banda Marcial Municipal da cidade Schroeder (SC), abrilhantando o primeiro pelotão, que formado pelas autoridades do Governo Nilson Bylaardt. Em seguida, perfilavam os logradouros da Atanásio Rosa e Silveira Junior, vários programas sociais que integram a pasta do Desenvolvimento Social. No desfile destaque para APAE, com a presença da Professora Helena Rigel Eggert (aposentada). Porém, é atualmente atleta paraplégica destaque em várias competições estaduais de natação.
Ademir Pfiffer _ historiador



Ponto de entrocamento - Br 280 e SC 403



Ponto de entrocamento - Br 280 e SC 403. A partir desse local você tem acesso aos pricipais polos de desenvolvimento econômico do Estado de Santa Catarina: Massaranduba e Blumenau - Rodovia Guilherme Jensen; Jaraguá do Sul, Corupá e Sã Bento do Sul. O terreno que forma o trevo dessas rodovias ( Br 280 - Federal e SC 403 - Estadual), no passado pertenceu ao Senhor Emílio Bublitz. Próximo, também havia outras propriedades rurais dos senhores Pedro Decher (Expediconário), Henrique Wulf (alfaiate), João Butschardt, entre outros.
Ademir Pfiffer - Historiador

Logradouros guaramirenses em tempo de metamorfose



Logradouros guaramirenses em tempo de metamorfose. As ruas João Pereira Lima, João Butschardt e Silvieira Junior, são marco de evolução da história da urbanização da cidade de Guaramirim (SC). As imagens revelam um ponto de encontro de pedestres, ciclistas, motoqueiros, motoristas e outros. Desse ponto é possível dirigir-se aos quatros cantos da cidade, que atravessa uma fase de progresso, marcado pela industrialização crescente, assentada em bases de sustentabilidade, voltada para agregar o cidadão à essa expansão.
Ademir Pfiffer - Historiador

Wednesday, August 25, 2010

Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã - 5

Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã. Vídeo 5. Neste vídeo, há elementos que caracterizam a cultura musical. Nas comunidades teutobrasileiras, as quais ainda tem presente a população remanescente do antigo território europeu, ainda tem fortes indicadores das manifestações folclóricas, que não se perdem ao longo dos tempos.
Nessas pequenas comunidades, formada por gente simples, uma sociedade de tiro ao alvo, tem importância social e cultural, constituindo o patrimônio e a marca de uma cidade. Guaramirim, ainda tem seu folclore, que resiste ao tempo, porém precisa legitimidade e chancela do poder público local e regional.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã - 4



Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã. Vídeo 4. A cultura musical alemã invadiu o ponto de sociabilidade, a Sociedade dos Atiradores de Brüderthal, na cidade de Guaramirim (SC). Anderson Pontes, o vocalista da Ecco's Band (Schroeder/SC), agitou o público levando ânimo e diversão aos bailarinso da tarde dançante.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schützenfest in Brüderthal - dança & música alemã - 3



Schützenfest in Brüderthal - dança (de salão ritmo germânico), ao som da Banda Ecco's Band, da cidade de Schroeder (SC).Vídeo 3. A festa foi na cidade de Guaramirim (SC), do casal Arnaldo e Irene Wachohlz Winter.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã - 2


Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã. vídeo 2. Fase de recepação as majestades do tiro, no interior da Sociedade Esportiva e Recreativa dos Atiradores do Brüderthal, em Guaramrim (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

Schützenfest in Brüderthal - dança e música alemã - 1

Schützenfest in Brüderthal (Guaramirim/SC) - dança e música alemã. Vídeo um, retrata a cultura da ritualística foclórica de busca das majestades do tiro ao alvo. Pelotão de associados (as), convidados, banda Ecco's Band, (Schroeder/SC), bandeireiros (Ivo Wulf - Brasil, Francisco Klein - Guaramirim e Relindes Winter Wulf - Santa Catarina) e comandante da marcha - Ivo Zech).
Ademir Pfiffer - Historiador

61 anos de história de emancipação política

Apesar da cidade de Guaramirim comemorar 61 anos de emancipação política, a história já ultrapossou um século de existência.
Foi em 29 de junho de 1886, que o Pastor Luterano Wilhelm Gottfred Lange iniciou o processo civlizatório no Vale dos Irmãos, a região ficou conhecido por Brüderthal.
O Governo de Guaramirim, neste ano de 2010 marca as festividades de emancipação, com uma logomarca que traduz as cores da história centenária da cidade, ligada ao homem do campo, operários e empreendedores.
Ademir Pfiffer - Historiador



Thursday, August 05, 2010

Guaramirim realizou sessão de homenagem ao Patrimônio Ferroviário e Centenário

O dia quatro de junho de 2010, é um marco na história de Guaramirim, pois nesse dia a cidade rendeu  homenagem e tributo ao Patrimônio Ferroviário, o qual completou 100 anos. 
Daniel Graudin da Silva e Amaury Cardoso foram convidados para comparecerem no auditórrio  da Câmara de vereadores. No recinto,aguadavam os escolares, para ouvir o breve relato dos fragmentos históricos dessa rica história iniciada com a abertura da Estrada de Ferro,  ramal ferroviário São Francisco do Sul (SC) a Mafra (SC). Porém, naquele ano foi autorizado o funcionamento do movimento de cargas, em seis de junho, entre São Francisco do Sul e Corupá (antiga Hansa),constituindo assim um marco histórico a data.

Fonte imagem: Jornal do Vale Itapocu - Editor Chefe: Flavio José Brugnago

Tuesday, August 03, 2010

Em pauta no Governo de Guaramirim a criação de um Museu e Arquivo

Sob a liderança do Prefeito Nilson Bylaardt (Chefe do Executivo) e de Jorge Feldmann (Chefe do Legislativo), juntamente, com as demais autoridades muinicipais, comunidade e profissionais da cultura, a sala da administração do Governo de Guaramrim foi palco de mais um passo para fortalecimento da unidade pela mudança de paradigma na história da cultura da cidade.
 As discussões em gabinete irão contribuir para formular a proposta de criação de um Museu de pequeno porte (espaço luz)  e um Arquivo Público ( guarda da memória), que difundirão os indicadores do patrimônio cultural da cidade e a história da coletividade.

A motivação do momento histórico está por conta do Prefeito Nilson e da assessora do Governo de Guaramirim, Janine Weege Bylaardt, que juntos abriram o diálogo com os diversos segmentos interessados na difusão da história da cidade, fundada há 124 anos e qual está emancipada há 61 anos do Município de Joinville.
O momento é ímpar e de um novo marco na história do Governo de Guaramirim, cuja admistração escolheu a história da cidade e de seus atores sociais - o cidadão - para enaltecê-los pelos feitos em mais de um século de história, marcada pelo trabalho de sua gente. É hora  mudanças de paradigamas e mentalidade, tendo o viês do patrimônio cultural, que engloba cada cidadão, ganhar visibilidade num espaço social, a ser definido, para contar a história de imigração, colonização e migração.
Daniel da Silva - o protetor da memória e da história da cultura da cidade, juntamente, com os demais cidadãos guaramirenses da gema, constróem a partir do diálogo e da ordem democrática, esse momento de profusão histórica.
Guaramirim, banhando pelo Rio Itapocu tem Festa Nacional da Tilápia

A Festa Nacional da Tilápia marca o inicio de uma nova marca de festa ligada à cultura do peixe de água doce.
A festa nasce na localidade de Ponta Comprida, cuja região é marcada pela presença da Imigração Leto-russa (1898), prática da cultura do arroz irrigado,promovida pela etnia italiana, desde os anos 30.
Ponta Comprida é terra de Dário Zermiani, o Catarina da Sanfona, músico do acordeon muito conhecido fora da cidade, devido o seu trabalho em constantes viagens.
A iniciativa do empresário Vilmar Junkes, de Schroder (SC), mas morador de Ponta Comprida, é de extrema importância. A cidade de Guaramirim existe há 124 anos - fundada pelo Pastor Luterano Wilhelm Gottfred Lange - e  até hoje, nenhuma festa afirmou-se vinculada à riqueza dos peixes de água doce, tão abundante, no Rio Itapocu e seus afluentes.
A Festa do Cascudo - leia-se APAE - perdeu-se no tempo, por falta de bases de sustentabilidade e sem a difusão histórica do Patrimônio Hidrigo, que o Rio Itapocu representou e representa, ainda para a história de Guaramirim, há mais de um século.
Portanto, ao iniciar-se a difusão da iguaria da especialidade do peixe da tilápia, é preciso agregar a história dos pescadores do velho Itapocu, o qual corta a cidade e já foi sustento de muitas famílias. A qualidade da água (originou a barragem de irrigação do arroz - 1968) e diversas espécie de peixes que se multiplicaram, originou a sobrevivência da população ribeirinha.
Considerando esse longo processo histórico, a Festa Nacional da Tilápia nasce em meio a uma metamorfose, cujos guaramirenses apostam na intenção e proposta, quando da realização da sua primeira edição.

Governo de Guaramirim revitaliza a cultura do civismo

Uma cartilha pedagógica passa a ser um novo instrumento de difusão dos valores dos hinos oficais: Nacional, Bandeira, Independência , Santa Catarina e Guaramirim.
A partir  do material didático e pedagógico elaborado, o desfio é sensibilizar o uso, no meio escolar. Com este recurso, o educador guaramirense retormará a rota da revitalização do canto dos hinos, que simbolizam, o Brasil, Santa Catarina e da própria cidade.
Uma iniciativa louvável da Administração 2009 - 2012, Prefeito Nilson Bylaardt, numa época em que o civismo convive com uma aguda crise de identidade, por conta da mundialização das redes sociais, via internet.

Cartilha do Governo de Guaramirim reúne os hinos oficiais e que representam e simbolizamos valores pátrios.